IDM, é um termo que descreve um gênero de música eletrônica que emergiu no início de 1990, no final da era Rave britânica. O gênero é influenciada por uma ampla gama de estilos musicais, do dance music ao Techno de Detroit. Atulamente, nos EUA e Reino Unido, o termo tem sido amplamente substituído por Eletronica. Visa monstrar muita experimentação individual e não um determinado conjunto de características musicais.
A variedade de estilos de musica techno surgido no início de 1990 já foi descrita como techno arte, ambient techno, intelligent e electro. Nos Estados Unidos o último termo é hoje utilizado pela indústria da música como um rótulo para descrever o EDM (Eletronic Dance Music) e seus muitos derivados. Desta forma, IDM, acabou se tornando um nicho para a música eletrônica moderna, vanguarda e experimental, enquanto que o EDM, tornou um rótulo para o seguimento mais tradicional e pop.
Alguns o define como um tipo de música eletrônica que pode ser utilizada em pistas de dança, ou pode ser apreciado em aparelhos com fone de ouvido, variando assim do Ambient Musica ao Hardcore Techno.
O termo IDM deve ter se originado nos EUA em 1993, com a formação da lista de discussão IDM, uma lista de endereços de email originalmente formada para a discussão das música (mas não apenas) de um certo número de proeminentes músicos ingleses, especialmente aqueles que aparecem em 1992 em uma compilação da Warp Records chamada Artificial Intelligence.
O termo IDM tem sido freqüentemente criticado, ou ignorado, por produtores e artistas, alguns preferem utilizar a palavra Eletronica para se definir. Embora, seja utilizado por ouvintes, críticos e jornalistas dos dois lados do Atlântico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário