quarta-feira, 27 de abril de 2011

Beth Orton




Elizabeth Caroline Orton (Dereham, Inglaterra,14 de dezembro de 1970), mais conhecida como Beth Orton, é uma cantora e compositora inglesa, vencedora dum BRIT Award.


Ela é conhecida por seu estilo folktronica, que mistura música folk e eletrônica, e foi inicialmente reconhecida por suas colaborações com William Orbit e Chemical Brothers em meados dos anos 90, mas essas não foram suas primeiras gravações.


Ela lançou um álbum solo, Superpinkymandy, em 1993. Uma vez que foi lançado somente no Japão, passou despercebido junto do público internacional. Seu segundo disco solo, Trailer Park, recebeu muitos elogios da crítica em 1996. Com o lançamento dos álbuns Central Reservation em 1999 e Daybreaker em 2001, que chegou ao Top 10 no Reino Unido, Beth ganhou fãs devotados.

No álbum de 2006, Comfort of Strangers, ela lançou um trabalho mais baseado no folk e mais distante da música eletrônica dos seus trabalhos anteriores.



Filmes e seriados americanos como Felicity e Vanilla Sky utilizaram suas músicas e apresentaram-na a um público maior nos Estados Unidos. Após 10 anos, a popularidade e reconhecimento que ela atingiu no Reino Unido finalmente atingiram os Estados Unidos.



Álbuns de estúdio:



  • SuperPinkyMandy (1993)

  • Trailer Park (1996)

  • Central Reservation (1999)

  • Daybreaker (2002)

  • Comfort of Strangers (2006)


Compilações:





  • The Other Side of Daybreak (2003)

  • Pass in Time: The Definitive Collection (2003)


  • Trailer Park/Central Reservation (2005)

terça-feira, 26 de abril de 2011

The Chemical Brothers

Thamyris Dias nº30

The Chemical Brothers



The Chemical Brothers é uma dupla de música eletrônica do Reino Unido composta por Tom Rowlands e Ed Simons (também chamados Chemical Ed e Chemical Tom). Inicialmente chamavam-se "The Rose Brothers", referência a uma dupla de produtores musicais que usavam o mesmo nome, mas devido à sua popularidade e possibilidade de retratações legais acabaram mudando seu nome em 1995. Junto com The Prodigy, Fatboy Slim, The Crystal Method e outros artistas, foram os pioneiros do big beat.




Quando Ed Simons e Tom Rowlands se conheceram, ambos estudavam História Medieval na Universidade de Manchester. Foi lá que eles perceberam que tinham a música como interesse em comum e que se uniram para atuar como DJ em pubs nos finais de semana. Com a aceitação do público, eles decidem formar o The Chemical Brothers.



O começo da carreira

A partir de 1992, Rowlands e Simons começaram então a trabalhar como DJs no clube "Naked Under Leather", nos fundos de um pub. Utilizam o nome "The 237 Turbo Nutters", e tocavam hip hop, techno e house. Posteriormente passaram a chamar-se "The Dust Brothers", referência a uma dupla de produtores musicais famosos pelo seu trabalho com os Beastie Boys. Após a escassez de material de hip hop para mixagens, passaram então a produzir suas próprias faixas. Utilizando um sistema Hitachi, um computador, um sampler e um teclado, gravaram "Song to the Siren", que foi lançado por sua própria gravadora. Em outubro do mesmo ano chegaram a imprimir 500 cópias da obra e começaram a espalhar por lojas de música dance em Londres. Receberam críticas que a gravação era muito lenta (tocada em 111 BPMs). Enviaram a gravação para o DJ local Andrew Weatherall, que fez adaptações e relançou "Song to the Siren" em maio de 1993.

A dupla completou a universidade e começou a fazer remixagens. No final de 1993 completaram o EP 14th Century Sky, que foi lançado em janeiro do ano seguinte. Ele continha "Chemical Beats", que marcou o gênero da banda definindo o gênero big beat, que depois foi seguido por Fatboy Slim e vários outros artistas. Também continha "One Too Many Mornings", que foi a primeira demonstração de uma gravação menos intensa do grupo. Ambas as faixas também foram adicionadas no álbum de estréia, e o EP foi seguido de outro EP, "My Mercury Mouth", ainda em 1993.



Álbuns

Exit Planet Dust (1995) - #9 UK
Dig Your Own Hole (1997) - #1 UK, #14 US
Surrender (1999) - #1 UK, #32 US
Come With Us (2002) - #1 UK, #32 US
Push The Button (2005) #1 UK, #59 US, #25 CAN
We Are the Night (2007)
Further (2010)


Portishead









Portishead, banda britanica trip hop, formou-se no ano de 1991 em bristol, Inglaterra, Ela foi formada quando, numa fila de desempregados, Geoff Barrow ( Samples e letras ) encontrou Beth Gibbons ( vocal ).






Agora, você sabe o porque o nome Portishead ?! Qual a origem do nome da banda ?! De onde veio, de onde surgiu, qual o singnificado do nome Portishead ?! fique sabendo agora.






A banda foi batizada em homengen a uma pequena cidade chamada Portishead, em Somerset, Inglaterra, que fica perto de onde moravam os musicos Geoff Barrow e Beth Gibbons.







facebook.com/gabrielbachiega

Roland TR-909

Roland TR-909 é um clássico sequencer Drum machine desenvolvido por Tadao Kikumoto. É um sintetizador comum que pode ser encontrado em softwares como o ReBirth (Da Propellerheads) e o Fruity Loops (Image Line). Pode-se editar efeitos como: attack, tone, tuning, decay, snap e accent que correspondem à: ataque, tom, afinação, decaimento, batida e acentuação, respectivamente.



Características

Podemos usar o TR-909 para compor músicas de vários gêneros como Techno, Hip Hop, Trance, Rock, House, Pop, etc. Os sons incluem:

  • Kick
  • Snare
  • Hand clap
  • Open hi hat
  • Closed hi hat
  • Low
  • Mid
  • Hi toms
  • Rim shot
  • Ride
  • Crash cymbals


Músicos que utilizam o TR-909

Graças a sua versatilidade, ele é extremamente popular e é utilizado por produtores, tecladitas e compositores como:




Comentário

Este sintetizador é extremamente popular hoje em dia.
Quem quiser conhecer e mexer nesse sintetizador pode visitar o site do Andre Michelle, que fez o programa simulador FL 909 que pode ser utilizado OnLine através da sua página AM Laboratory.

Endereço do simulador do sintetizador:

Boards of Canada

Boards of Canada est une música escocesa Eletrônica Irmãos duo composto Sandison Michael e Marcus Eoin. Irma você descasca interessou a música da infância de Muito tais como instrumentos, enguias tocavam juntos desde que tinham 10 anos. Não entanto, eu Primeiros Passos, Boards of Canada craveiro por Volta em 1987, quando formou ou grupo de amigos com Seu Povo Outros, Pentland Hills.

A duas câmaras de música no Canadá podar Fluxo ser atribuída ou chamado Intelligent dance music, centrada em torno da in Gravadora Warp, seu Onde Mais material publicado RECENTES. Em câncer SUAS e influências psicodélicas sentiu Voltas São ALGUMAS puramente álbum de Hip Hop, embora Seu comeu um último dado, ou Headphase Campfire, ar folk prevalece.

Desde que o grupo começou a ser ou não popular nos dois últimos anos cerca de 90 elementos dão CRIOU Segredo in e UMA aura de mitologia alimentada principalmente Aparições cabelo pouces emitiu dois Irmãos e concertos softwares antigos Quase como soluço música especulações Seu e Abrange Mensagens esconder segredo. Ao dar entrevistas nao e ser apenas da SUA Muito ciosos de privacidade, eu lhe dei Irmãos São São conhecidos escasso e difuso. Por Exemplo, dado enguias ERAM que permaneceu escondido Irmãos Publicação ligados "O Headphase Campfire" porque QUIS enguias nao disse que gostaria de comparar com-lo OS Irmãos da Orbital Hartnoll.


Albuns:
Loja 3 - Verão 1987 (Music70).
Memórias Acid - 1989 (Music70).
Data Volume • 1 - 1992 (Music70).
Play By Numbers - 1994 (Music70).
Hooper Bay - 1994 (Music70). Edição Limitada 12. "
Música O Direito de Crianças - Agosto de 1998 (Warp / Skam).
Geogaddi - Fevereiro 2002 (Warp/Music70)
O Headphase Campfire - Outubro 2005 (WarpLP123).

Vídeo:


Comentário:
Essa eu nunca ouvi banda, mais para as pessoas que gostam de Musica Eletrônica , vale a pena pagar ouvir trabalho dessa dupla.


St. Germain

St. Germain é o nome artístico de Ludovic Navarre, um músico francês. Seu estilo tem sido descrito como sendo uma combinação de house e música nu jazz.

O primeiro álbum de Navarre Boulevard foi lançado em Julho de 1995 e já vendeu mais de 350.000 cópias em todo mundo. Nos Estados Unidos estréia, Tourist, foi lançado em 2000 e vendeu 300.000 cópias nos USA e 4 milhões de cópias no mundo inteiro. Bob Marley, Toots & The Maytals, Miles Davis e Kool and the Gang estão entre as primeiras influências de Ludovic. Ele compôs o seu primeiro trabalho sob o nome Sub System com o amigo Guy Rabiller. Ele lançou vários EP com outros pseudônimos, entre eles Deepside, LN'S, Modus Vivendi, Nuages e Soofle.


Discografia

Albuns

  • 1995 Boulevard
  • 1999 From Detroit to St. Germain, como Ludovic Navarre
  • 2000 Tourist




Matmos


Video:

Comentário: 
Nunca tinha escutado Matmos, não curti muito o estilo dele de pegar





POSTADO POR: Kaique Vinícius Tavares Rode  - Número: 16
 

IDM (Intelligent Dance Music)



IDM, é um termo que descreve um gênero de música eletrônica que emergiu no início de 1990, no final da era Rave britânica. O gênero é influenciada por uma ampla gama de estilos musicais, do dance music ao Techno de Detroit. Atulamente, nos EUA e Reino Unido, o termo tem sido amplamente substituído por Eletronica. Visa monstrar muita experimentação individual e não um determinado conjunto de características musicais.
A variedade de estilos de musica techno surgido no início de 1990 já foi descrita como techno arte, ambient techno, intelligent e electro. Nos Estados Unidos o último termo é hoje utilizado pela indústria da música como um rótulo para descrever o EDM (Eletronic Dance Music) e seus muitos derivados. Desta forma, IDM, acabou se tornando um nicho para a música eletrônica moderna, vanguarda e experimental, enquanto que o EDM, tornou um rótulo para o seguimento mais tradicional e pop.
Alguns o define como um tipo de música eletrônica que pode ser utilizada em pistas de dança, ou pode ser apreciado em aparelhos com fone de ouvido, variando assim do Ambient Musica ao Hardcore Techno.
O termo IDM deve ter se originado nos EUA em 1993, com a formação da lista de discussão IDM, uma lista de endereços de email originalmente formada para a discussão das música (mas não apenas) de um certo número de proeminentes músicos ingleses, especialmente aqueles que aparecem em 1992 em uma compilação da Warp Records chamada Artificial Intelligence.
O termo IDM tem sido freqüentemente criticado, ou ignorado, por produtores e artistas, alguns preferem utilizar a palavra Eletronica para se definir. Embora, seja utilizado por ouvintes, críticos e jornalistas dos dois lados do Atlântico.





Sizzla Kalonji,
nascido em Miguel Orlando Collins, 17 de abril de 1976,Kingston,Jamaica.
È um cantor de reggae conhecido pela sua produtividade fora do comun,devoto ao movimento Rastafari,
estudou engenharia mecânica na Dunoon High School.
Sizzla começou a desenvolver seu próprio estilo de servir a sua aprendizagem musical com a-Fi sistema de som Hi Caveman. Ele usou sua música como um veículo para a sua mensagem.Começou sua carreia musical apartir de 1995 com o lançamento de seu trabalho

http://www.youtube.com/watch?v=_2-DDQQ-eOM





Victor Di Vizio
n° 26



Stockhausen

Karlheinz Stockhausen (Mödrath, proximidades de Colônia, 22 de Agosto de 1928 — Kuerten, 5 de Dezembro de 2007) foi um compositor alemão de música contemporânea. Foi colega de Pierre Boulez e ambos estudaram com o compositor e organista Olivier Messiaen.

Considerado um dos maiores compositores do final do século XX, foi o responsável por trabalhos artísticos de grandiosidade indiscutível. As suas obras revolucionaram a percepção de ritmo, melodia e harmonia. Trabalhos como Stimmung e Mikrophonie marcaram época quando da sua estréia pois exigiam do público percepção musical aguçada.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Tod Dockstader

Biografia: 
Tod Dockstader nasceu em 1932 em St.Paul, Minnesota. Após graduar em psicologia e arte na Universidade de Minnesota, ele passou a estudar pintura e cinema, ganhar dinheiro desenhando caricaturas para jornais e revistas locais. Em 1955, Dockstader se mudou para Hollywood para trabalhar como aprendiz de editor de filme, corte de imagem e som de desenhos animados, incluindo "Mr.Magoo" e "Gerald McBoing Boing". Ele então mudou-se para escrever e storyboards animados.



Dockstader tornou-se um autodidata engenheiro de som e especialista em efeitos sonoros e colocado como um engenheiro de gravação, em 1958. Foi nessa época que ele começou a usar suas horas de folga, em Gotham Recording Studios para experimentar com música concreta. Em 1960, ele havia reunido material suficiente para montar sua primeira composição Oito peças (que viria a ser usada na trilha sonora do Satyricon de Fellini), o último dos quais foi re-trabalhado em sua primeira viagem estéreo peça musical. Sua última peça foi em Gotham quatro fitas de telemetria, em 1965, depois que ele saiu para trabalhar como designer de áudio-visual sobre a Air Canada Pavilhão da Expo 67 de Montreal. Foi nessa época que algumas das peças Dockstader foram liberados em três Coruja LPs, e seu trabalho se tornou conhecido por um público maior (ele já tinha lançado algumas peças em Folkways). No entanto, ele não tinha mais acesso às instalações do estúdio e foi negado o acesso aos grandes centros da música eletrônica por causa da sua falta de credenciais acadêmicas. Ele, portanto, concentrou-se na educação produções audio-visuais, e escreveu e produziu centenas de filmes fixos e vídeos para as escolas.


Discografia:    

- Sub Rosa

Aerial
SR 223, SR 228 & SR 233 [2005]

An Anthology Of Noise & Electronic Music / Second A-Chronology 1936-2003
SR 200 CD [2003]



- Creel Pone

tod dockstader “electronic [sbh 3073]” compact disc recordable
#creelp dockstader cd [2005]

tod dockstader “electronic [sbh 3082]” compact disc recordable
#creelp tod cd [2002]



- ReR MEGACORP

Bijou (with David Lee Myers)
ReR TDDM2 [2005]

Pond (with David Lee Myers)
ReR TDDM1 [2004]

Omniphony 1
ReR TODD1 [2002]



- Locust Music

Eight Electronic Pieces
LOCUST 36 [2003]



- Ellipsis Arts

Ohm: The Early Gurus Of Electronic Music
CD3670 [2000]



- STARKLAND

Quatermass
ST-201 [1992]

Apocalypse
ST-202 [1993]

From A to Z
ST-203 [1993]



- Boosey & Hawkes

Recorded Music for Film, Radio & Television: Electronic
SBH 3073 [1979]

Recorded Music for Film, Radio & Television: Electronic
SBH 3082 [1981]



- OWL Records

ORLP-6 [1966]

ORLP-7 [1966]

Quatermass
ORLP-8 [1966]

Omniphony I
ORLP-11 [1966]



- Smithsonian Folkways

Eight Electronic Pieces
Folkways SM 3434 [1961]



Vídeo:







Comentário do aluno:
Tod Dockstader é sem dúvida uma ótima opção pra quem gosta, principalmente de música experimental, pois, apesar de ser tarjada como eletrônica, não é composta por batidas eletrizantes, e sim algo mais pra você "viajar". Ótimo, recomendo!




Olívia Hublet - Número 20 - 2 Ano A -EM - Leão 13